Como Fazer? - Bordar Corações (passo-a-passo)

Ideias de Costura - Frioleiras

Apesar de não ser uma técnica de costura, as frioleiras são uma lindíssima técnica de artesanato que depois pode ser utilizado para decorarmos os nossos trabalhos de costura.

As frioleiras são um conjunto de nós e laçadas, em cadeia, que dão um efeito único. Originalmente, esta técnica, conhecida em toda a Europa, era usada para as rendas. Mas com o passar do tempo, começou a ser aplicada a outro tipo de trabalhos. 

Para fazer frioleiras, a peça que se utiliza é este tipo de agulha conhecida por "navette".


No entanto, também há quem utilize agulhas de crochet para fazer frioleiras. Se preferir usar uma agulha de crochet, tenha em atenção que a espessura da frioleira vai depender da espessura da agulha utilizada.


Muitos acreditam que esta técnica existe desde o século XVIII, pois é quando surgem as primeiras referências nas pinturas. Também dizem que a técnica de frioleiras foi desenvolvida pelas comunidades de pescadores que aliaram todo o saber da cordoaria para a cordoaria decorativa. Com o passar do tempo, as frioleiras começaram a ser aplicadas em peças de roupa e até usadas como acessórios (colares, pulseiras).

Ficam aqui alguns exemplos do que podemos fazer com frioleiras:






Boas Costuras!

Comentários

  1. Boa noite. Agradeço que me informem onde posso encomendar trabalhos em frioleira. Lígia Leite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite,

      Envie-nos um email com a obra pretendida para podermos dar um orçamento.

      Muito Obrigada.

      Eliminar
  2. Boa noite. Como estou próximo do Porto, poderei deslocar-me à vossa loja - qual o endereço / contacto telefónico ? Obrigada. Lígia Leite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia,

      Pode-nos encontrar na Rua D. Afonso Henriques 390, Areosa Rio Tinto.

      Muito Obrigada.

      Eliminar

Enviar um comentário