Como Fazer? - Bordar Corações (passo-a-passo)

Dicas de Costura - Poliester vs. Algodão

Então, qual é a grande diferença entre algodão e tecido de poliéster? quem apenas trabalhe com algodão, mas o poliéster é bastante tentador por ser mais barato, não é? E normalmente associamos o que é mais barato a algo de qualidade inferior. No entanto, isso não é 100% verdade.

Polyester é óptimo para alguns projetos, enquanto que o algodão é a escolha ideal para os outros. O verdadeiro truque é pesar os prós e os contras e decidir qual deles é a escolha certa para o trabalho que vamos executar. Por exemplo, o algodão é mais fácil de trabalhar, mas o poliester é de longa duração e menos dispendioso.

 Vamos comparar:


Algodão
Respirável - como é uma fibra natural permite a respiração da pele, absorve o suor e mantem a temperatura do corpo.
Suave e Resistente - as fibras são menos ásperas que as de poliéster e são mais resistentes.
Ideal para peles sensível - porque ser muito mais suave, quem tem a pele mais sensível vão perferir mais os tecidos de algodão. Para além disso, como é uma fibra natural e há uma grande variedade no mercado de algodões sem tratamentos químicos, este é o tecido de eleição para quem tem a pele sensível.
Fácil de tingir - as suas fibras naturais permitem que se possa tingir com grande qualidade e obter cores profundas. No entanto, uma excessiva exposição solar levam a que o corante comece a desaparacer e a perder a sua cor viva.
Biodegradável - em comparação com o poliester, não é um fibra que dure tanto tempo, a longo prazo. mas como é uma fibra natural é mais amiga do ambiente. Para que dure mais tempo, temos de ter maiores cuidados na lavagem e na secagem destes tecidos. 



Poliester


Longa duração - poliéster é uma fibra fabricada pelo homem e é basicamente de plástico. Na verdade, as garrafas de plástico são recicladas e transformadas em tecido de poliéster. Incrível , não é? De acordo com alguns estudo, não é biodegradável, logo vai para aterros sanitários e é menos amigo do ambiente.
 
Menos desbotamento - é uma fibra que perde a cor com muita dificuldade, para além de não encolher e manter as suas formas.
Seca rapidamente - ao contrário do algodão, o poliéster não é absorvente, daí que não seja uma boa escolha para quando vamos costurar toalhas ou bases para canecas. Por isso, também seca muito rápido.
Menos Rugas - ao contrário do algodão, não deixa as roupas com rugas.
Não Respirável -  o poliéster não deixa respirar a pele, como o algodão . Por exemplo, no Verão usar uma camisa de poliester não é a escolha mais indicada pois vai-nos fazer transpirar mais. 



Poli-Algodão

Nos dias de hoje já se encontra com muita facilidade este tipo de tecidos que combinam as grandes vantagens do algodão com os pontos positivos dos tecidos de poliester.


 Boas Costuras!


Comentários

  1. Sou costureira e tenho a pele sensivel e suo demais,estou de acordo o algodão é o melhor para transpirar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário