Como Fazer? - Bordar Corações (passo-a-passo)

Dicas de Costura - Pontos Básicos de Bordados II

Hardenger



No boradado Hardenger comece por bordar as partes destinadas ao contorno dos abertos. Depois, passe ao corte e ao desfiar dos fios. De seguida, cubra os retículos. Os pontos no bordado Hardenger são:
                                     
                              ponto plano ou passado:  trabalhe da esquerda para a direita, executando pontos verticais, de cima para baixo, ou horizontalmente da direita para a esquerda. Complete todo o contorno de acordo com o desenho correspondente ao trabalho a realizar. Depois, corte e desfie os fios destinados à abertura. Cubra o retículo com ponto de cerzidura.
                              ponto de passagem: trabalhe da direita para a esquerda, passando a linha por cima de 2 ou 3 fios em baixo: Repita sempre estes movimentos.
                              ponto de cordão: trabalhe um 1ª volta circular, sem virar, da direita para a esquerda. CUbra 2 ou 3 fios do tecido, de cima para baixo, com pontos muito próximos uns dos outros. Depois de a volta estar terminada, passe o fio por baixo, da esquerda para a direita, prossiga com o ponto de envolvimento.


Ponto Atrás


Trabalhe da direita para a esquerda. Espete a agulha no direito do trabalho, fazendo sair 4 ou 5 fios um pouco adiante do primeiro ponto. Espete a agulha 4 ou 5 fios atrás, fazendo sair de novo 4 ou 5 fios mais adiante.


Ponto Lançado

Lance o fio dum lado ao outro do motivo, formando pontos horizontais ou verticais, de comprimentos variáveis, que não se sobreponham uns aos outros.

Comentários